Nós não sossegamos. Desde sábado falamos sobre o ganho de potência e torque que o motor Renault 1.6 8v Hi-Torque (K7M) teria para a linha 2013 de Logan e Sandero (que chegam às lojas em agosto). Agora já temos números oficiais e detalhes sobre as alterações feitas. Aos 17 anos, o K7M nunca esteve tão forte, mas também é esperado consumo mais moderado.

Enquanto o atual (K7M 714) gera potência de 92 cavalos com gasolina e 95 cv com álcool a 5.250 rpm e torque de 13,7 kgfm (gasolina) e 14,1 kgfm (etanol) a 2.850 rpm, no novo (K7M 764) a potência salta para 95 cv (gasolina) e 105 cv (etanol) aos mesmos 5.250 rpm, enquanto o torque passa para 13,8 kgfm (gasolina) e 15 kgfm (etanol) também aos 2.850 rpm. O ganho real se dá com etanol no tanque.

O que mudou?

– Versão: 75 kW (105 cv) para um torque de 147 N.m de 2 800 tr/min à 4 500 tr/min em etanol;

– Taxa de compressão modificada de 9,5:1 para 12:1;

– Consumo de combustível otimizado;

– Sistema de partida à frio com inclusão do 5º injetor na borboleta de aceleração;

– Pistões otimizados com redução de massa e aumento da taxa de compressão;

– Eixo de pistão flutuante (não prensado) com anel trava de fixação;

– Junta de cabeçote mais robusta com 3 folhas de vedação;

– Biela fraturada com eixo flutuante e bucha no olhal menor da biela;

– Bronzinas de biela com material mais resistente à fadiga e desgaste;

– Eixo comando de válvulas com defasagem completa de 2º;

– Cabeçote com novas sedes de válvula de admissão e escapamento.

Vale ressaltar que este motor estará disponível para todas as versões de Logan e Sandero equipadas com motor 1.6 8v Hi-Torque, inclusive no Sandero Stepway e no GT-Line – outra novidade da linha 2013. O 1.6 16v Hi-Flex (K4M) continuará presente apenas nas versões automáticas. O 1.0 16v não foi alterado. (Com Marlos Ney Vidal)

Fotos | Renault/divulgação

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