Avaliação técnica do Fiat Palio Essence 1.6 16V E.torQO Fiat Palio ganhará  finalmente uma nova geração neste ano, depois de cinco reestilizações. Mas, enquanto não chega o modelo realmente novo a marca deu um suspiro de vida ao compacto ao disponibilizar o motor E.torQ para o hatch. Na opinião do engenheiro Daniel Ribeiro o motor “vestiu o carro”. O resultado é interessante e o modelo ficou um carro divertido de se guiar. O motor 1.6 16V E.torQ caiu como uma luva no Palio que proporciona boas retomadas de aceleração. Entretanto, o peso da idade deixa seus vestígios como o incomodo nível de ruídos internos. Confira abaixo como o Palio se portou na avaliação técnica.

Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos

ACABAMENTO DA CARROCERIA O spoiler do teto tem uma abertura na zona central do mesmo para dar vazão de água do esguicho no vidro traseiro, prejudicando o possível ganho no arrasto aerodinâmico em velocidade mais alta. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria. O capô e a tampa traseira estão descentralizados. A qualidade final da pintura é boa. A montagem dos vários componentes é aceitável. REGULAR

Avaliação técnica do Fiat Palio Essence 1.6 16V E.torQVÃO DO MOTOR O acesso à manutenção é razoável. O capô tem bom ângulo de abertura e o layout é racional. A insonorização do vão (interno do capô e painel de fogo) tem resultado positivo em relação ao habitáculo para o seu segmento de mercado. POSITIVO

ALTURA DO SOLO Tem chapa em aço para toda zona inferior do motopropulsor. Raspa levemente a mesma em saídas de garagem com desnível e ao transpor quebra-molas salientes. REGULAR

CLIMATIZAÇÃO É por comando manual. Apresentou um bom funcionamento e o tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo foi satisfatório após deixar o veículo trancado ao sol por meia hora. Não foram observadas admissão de gases/ fumaça do externo quando com somente recírculo interno de ar. A rumorosidade de funcionamento é razoável mesmo na máxima velocidade. POSITIVO

FREIOS Estão bem dimensionados e apresentaram um bom comportamento dinâmico no uso misto. O ABS atuou com precisão e tem boa sensibilidade, assim como o pedal de freio. O freio de estacionamento atuou normal. Não ocorreu superaquecimento após uso mais severo em longa descida sinuosa. Em frenagem de emergência manteve a trajetória imposta com boa desaceleração e sem afundamento exagerado do eixo dianteiro. POSITIVO

Avaliação técnica do Fiat Palio Essence 1.6 16V E.torQCÂMBIO As relações de marchas/ diferencial satisfazem em dirigibilidade na cidade e rodovias com poucas trocas, favorecida pelo rendimento do motor, trazendo conforto e segurança. A qualidade de engate é boa. POSITIVO

MOTOR Merece destaque a sua performance e rendimento montado nessa versão hatch do Palio. É muito prazeroso a sua condução pela eficiência de marcha (cidade/ estrada), suavidade e elasticidade, além de baixo ruído de funcionamento. Tem soluções de construção e engenharia muito práticas. Dependendo do modo de dirigir e das condições de uso do automóvel a Fiat admite um consumo de óleo de até 500ml x 1.000km para este novo motor. As retomadas de velocidade e aceleração são muito boas para a sua cilindrada e em relação ao peso de 1.032kg em ordem de marcha. Na estrada consegue manter uma boa velocidade de cruzeiro. POSITIVO

Avaliação técnica do Fiat Palio Essence 1.6 16V E.torQVEDAÇÃO Boa contra água na prova d`água estática e andando debaixo de forte chuva. POSITIVO

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS Não tem um habitáculo silencioso com vários pequenos ruídos, além do efeito aerodinâmico evidente a partir de 100km/h. NEGATIVO

SUSPENSÃO A estabilidade agrada bem, mesmo no uso mais esportivo pela inclinação moderada da carroceria, precisão e rapidez que contorna curvas de raios variados. O conforto de marcha é razoável com nível aceitável das transferências das imperfeições do solo para dentro. POSITIVO

DIREÇÃO Não tem na tampa da carroceria que dá acesso ao tanque e na coluna B lado condutor a etiqueta com a informação da pressão dos pneus, somente no manual do proprietário. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito-retorno. A coluna de direção tem regulagem em altura e volante boa pega. A precisão na reta e em curvas é boa mesmo andando rápido, porém é um pouco leve e imediato demais as suas reações nesta condição, devido as cargas homologadas no sistema assistido. REGULAR

ILUMINAÇÃO Possui luz de cortesia somente no porta-luvas. O sistema tem sensor crepuscular. Os faróis têm construção com duplo refletor e auxilio de faróis de neblina embutidos no pára-choque com boa qualidade em iluminação e não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, mas é fácil a alteração do facho, através de chaveta instalada atrás do corpo dos faróis. Na zona do teto tem uma lanterna junto ao retrovisor com resultado razoável em iluminação para a área da cabine. O quadro de instrumentos, console central e interruptores elétricos nos painéis de porta tem boa identificação e leitura noturna. POSITIVO

Avaliação técnica do Fiat Palio Essence 1.6 16V E.torQESTEPE A roda é em aço e o pneu igual aos de uso. Está instalado dentro do porta-malas no fundo do assoalho. O kit de troca está em base abaixo do aro. A operação de troca é normal. POSITIVO

LIMPADOR DO PARA-BRISA O sistema tem sensor de chuva. A área varrida junto a coluna A do lado condutor é prejudicada pelo curso limitado superior do braço da palheta, diminuindo o campo de visão. No vidro traseiro o sistema é satisfatório. O reservatório d`água instalado dentro do vão motor tem posição e diâmetro do bocal pouco práticos. REGULAR

FERRAMENTAS Possui uma chave de fenda com Phillips. POSITIVO

ALARME O sistema é completo, com chave de ignição codificada (tem os símbolos de travar e destravar invertidos). Tem proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo. Ao dar comando para travar as portas os vidros sobem automaticamente com função antiesmagamento. POSITIVO

VOLUME DO PORTA-MALAS O declarado é de 290 litros e o encontrado foi 245, prejudicado pelo piso irregular do assoalho, com a tampa do bagajito fechada e triângulo de segurança dentro do vão.

(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)

Fotos | Fiat/Divulgação

 

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