A reportagem do Autos Segredos revela toda a programação de mudanças que a Fiat fará em todos os seus modelos até 2014. O cronograma envolve o lançamento de novos motores e modelos, que inclui a chegada de um inédito cyti car equipado com o motor SGE 0.9 NA Multiair para 2013. Confira abaixo com exclusividade o dossié Fiat.

NOVO UNO O hatch compacto da Fiat mal acabou de ser lançado (em maio) e já tem programado o seu primeiro face lift para junho de 2013, porém continuará usando somente os motores Fire 1.0 e 1.4. Em junho de 2012, a Fiat promoverá a estreia do revolucionário motor SGE 0.9 NA Multiair. Já o Mille Fire, Uno furgão e Fiorino saem de cena em dezembro de 2013.

PALIO/326 HATCH Tanto a versão Fire como as superiores terão seu fim em dezembro de 2011. Já o novo Palio, derivado da plataforma do Projeto 326, chegará ao mercado em agosto de 2011 e contará com os motores 1.4 8V EVO e o 1.6 16V E.torQ. O fabricante programa o primeiro face lift para setembro de 2014

SIENA/326 SEDÃ A versão Fire do sedã ficará em produção até 2013. Já as versões Attractive e Essence terão uma pequena mudança de visual em junho de 2011, saindo de linha em maio de 2012, quando a Fire herdará a mesma carroceria. Já o novíssimo Siena, derivado do Projeto 326, chegará ao mercado em novembro de 2011 e o fabricante programa o primeiro face lift para setembro de 2014. O Siena 326 contará com os motores 1.4 EVO, 1.4 EVO Tetrafuel, além do 1.6 16V E.torQ. Em junho de 2012, a FPT fará a estreia do E.torQ 1.6 16V Tetrafuel.

WEEKEND Com a chegada dos novos Palio e Siena, derivados dos projetos 326, a perua Weekend seguirá com a plataforma atual até 2014, com destino desconhecido depois desta data. Mas a perua passará por discreto face lift em junho de 2011, ganhando também o motor 1.4 8V EVO.

STRADA Assim como a perua, a picape da família Palio também seguirá por outros caminhos. A versão Fire passará por um face lift em maio de 2012, o mesmo acontecendo com as versões Trekking e Adventure, porém, antes, em junho de 2011, seguindo assim até janeiro de 2014. A partir desta data, a Strada será substituída por um modelo derivado da plataforma do 327. Por enquanto, o projeto é chamado internamente de 327 Light Commercial Vehicle.

IDEA O monovolume que acabou de passar por reestilização continua como está até 2014, já que juntamente com as mudança visuais o Idea recebeu os motores E.torQ. Não há programação para que o receba os motores E.torQ Multiair.

PUNTO O compacto premium passará por seu primeiro face lift em junho de 2011, quando contará com o motor 1.4 8V EVO. O modelo reestilizado não terá o sobrenome EVO, como o irmão europeu, porém terá o mesmo visual e novo interior. De acordo com o apurado pela reportagem, o Punto camuflado flagrado em testes em São Paulo não era o modelo reestilizado. No momento, a fábrica não tem peças para montar mais que duas unidades para testes. Como se trata de pequenas alterações, serão necessários apenas 32 protótipos para testes, dos quais cinco serão para crash test. Em junho de 2012, o Punto passará a contar com os motores 1.6 e 1.8 E.torQ Multiair. O motor 1.4 16V turbo continuará até junho de 2014 e será substituído por um 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.

LINEA O sedã lançado em 2008 terá sua primeira grande alteração nos próximos dias, quando deixará de usar o motor 1.9 16V, ganhando o 1.8 16V E.torQ. Para outubro de 2011, está programado o primeiro face lift do modelo. Em junho de 2012, o sedã passará a contar com o motor 1.8 E.torQ Multiair. O T-Jet continuará a equipar o Linea até junho de 2014 e será substituído pelo 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.

STILO/BRAVO Na programação da marca, o Stilo segue em produção até dezembro com os motores 1.8 Powertrain, depois o futuro é incerto. A boa notícia é hatch médio Bravo, que entra em produção em setembro: o modelo será comercializado nas versões Dynamic e Sporting, equipadas com motor E.torQ 1.8 16V, câmbio manual e o Dualogic. A outra versão será T-Jet com o motor 1.4 16V Turbo e câmbio de seis marchas. O motor Fire turbo fica no mercado até junho de 2014, quando também será substituído pelo 1.6 E.torQ Multiair Flex Turbo.

DOBLÒ O multiuso reestilizado no fim de 2009 e que, em julho, ganhou o motor 1.8 16V E.torQ, continuará do jeito que está até 2014, sem outras alterações previstas. Isso se justifica porque seus concorrentes diretos também estão defasados em relação os modelos europeus.

500 A partir de março de 2011, a Fiat passará a comercializar o 500 feito no México. O modelo mexicano terá as versões Pop, Lounge e Sporting, equipadas com os motores 1.4 8V EVO Flex e 1.4 Multiair (gasolina). A partir de janeiro de 2012, o motor 1.4 Multiair será flex. O 500 europeu com motor 1.4 16V continuará até junho de 2011 nas versões Lounge e Sporting, depois o mercado nacional será abastecido somente com o modelo mexicano.

CITY CAR Em 2013, o fabricante lançará um carro urbano provisoriamente denominado City Car. De acordo com programação da marca, o pequeno carro entrará em produção em abril de 2013, sendo equipado com os motores Fire 1.0 8V e o SGE 0.9 NA Multiair, que em 2015 passarão por melhorias para atender o Proconve L6.

Fotos Fiat/Divulgação (Punto EVO e Novo Idea)
Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

 

Tags: , , , , ,